Email Imprimir

Editais

Concurso 

Título:
UFT - Universidade Federal do Tocantins - Superior
Data de Inscrição:
28.09.2009 - 07.10.2009
Onde:
Tocantins -
Categoria:
Editais para Concursos Públicos

Descrição

UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO 2009.4

EDITAL Nº 068 DE 21 DE SETEMBRO DE 2009

ALTERADO PELO EDITAL Nº 070 DE 24 DE SETEMBRO DE 2009

O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas entre os dias 28 de setembro e 07 de outubro de 2009, das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min, as inscrições para selecionar candidatos para o cargo temporário de Professor Substituto nos termos da Lei nº 8.745/93, conforme discriminação a seguir:

1. LOCAIS DE INSCRIÇÕES

1.1. ARAGUAÍNA: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Araguaína - Av. Paraguai s/n, Esquina com a rua Uxiramas - Setor Simba, Araguaína - TO. Fone Geral: (63) 2112- 2221/2220

1.2. ARRAIAS: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Arraias - UFT - Rua Universitária, s/n, Fone Geral: (63) 3653-1531;

1.3. MIRACEMA: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Miracema - UFT - Rua Lourdes Solino, s/no, Setor Universitário, Miracema - TO. Fone: (63) 3366-8002;

1.4. PALMAS: Recursos Humanos - Campus Universitário de Palmas - UFT - Avenida NS 15, ALCNO 14, Cep: 77.120-020, saída para Paraíso, Bloco II - Piso Superior, Fone (63)3232-8082, Contato: Dimas;

1.5. PORTO NACIONAL: nas respectivas Coordenações dos Cursos, Campus Universitário de Porto Nacional - UFT - Rua: 3, quadra: 17, Jardim dos Ipês s/n°, Fone: (63)3363-0510.

2. DOCUMENTAÇÃO

2.1. Os interessados deverão apresentar "Currículo" devidamente comprovado e formulário de inscrição, onde deseja concorrer à vaga, conforme item 1 deste edital.

2.2. Faz-se necessária a apresentação da documentação original no ato da inscrição ou apresentação de cópia autenticada em cartório para efeitos de pontuação na avaliação de títulos, prevista no item 5.

2.2.1. Os documentos também poderão ser conferidos com o original nos locais de inscrição através da apresentação do original e de uma cópia.

2.3. Candidatos de outras localidades poderão se inscrever enviando a documentação necessária por sedex.

2.3.1. Serão aceitas as inscrições postadas via Sedex até o dia 05 de outubro de 2009.

2.4. Não poderá haver inscrição para mais de uma vaga.

3. JORNADA DE TRABALHO

3.1. De acordo com a necessidade de cada curso, a jornada de trabalho dos candidatos que vierem a ser contratados poderá ser cumprida nos turnos diurno e/ou noturno, nos regimes de 20 horas/semanais (mínimo de 12 créditos) e/ou 40 horas/semanais (mínimo de 16 créditos), conforme Regime de Trabalho e Área/Disciplina descritos no quadro de vagas.

3.2. A modulação do docente em disciplinas será compatível com as necessidades do curso, campus e das diretrizes da Pró-Reitoria de Graduação.

3.3. As aulas poderão ser moduladas no semestre de ingresso do professor substituto para regularização da oferta prevista para o semestre letivo. Além disso, as aulas poderão ser oferecidas fora do período letivo.

4. DA SELEÇÃO

4.1. A seleção constará de:

a) Entrevista e Análise de Curriculum Vitae;

b) Avaliação de Títulos; e

c) Prova Didática. Consistirá de aula de 30 minutos, sobre tema a ser sorteado.

4.2. O sorteio do tema para a prova didática será público e feito pela Coordenação do Curso, nos locais de inscrição, no dia 16 de outubro.

4.3. A Entrevista e Análise de Curriculum Vitae e a Prova Didática terão caráter eliminatório e classificatório.

4.4. A Avaliação de Títulos terá caráter classificatório.

4.5. Serão aprovados os candidatos que atingirem o maior número de pontos, de acordo com o número de vagas constantes do ANEXO I.

5. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

5.1. Para os títulos relacionados nas alíneas "A", "B" e "D" do ANEXO II, deve ser apresentado diploma, devidamente registrado, expedido por instituição oficial ou reconhecida conforme legislação brasileira, ou ainda, poderá ser aceita certidão ou declaração da instância superior ou departamento responsável pela expedição de diplomas, especificando que a pessoa/candidato concluiu todas as exigências do programa, e aguarda a expedição do diploma de conclusão do curso, conforme prevê a legislação.

5.2. O documento relacionado na alínea "C" do ANEXO II somente será aceito se for expedido por instituição oficial ou reconhecida pelo MEC e indicar a carga horária.

5.2.1 Para fins de pontuação na Avaliação de Títulos, diplomas e certificados expedidos no exterior, somente serão considerados com reconhecimento oficial de Instituição de Ensino Superior do Brasil.

5.3. Para receber a pontuação relativa ao título relacionado nas alíneas "E" do ANEXO II, o candidato deverá entregar cópia legível das páginas contendo:

a) corpo editorial e/ou dados da editora;

b) resumo ou introdução que comprovem a autoria do texto;

c) indicação do ISSN ou ISBN da publicação.

5.4. Para receber a pontuação relativa aos títulos relacionados na alínea "G" do item 5.6, o candidato deverá apresentar:

a) ato do dirigente máximo da Instituição, acompanhado de declaração que indique o período da realização das atividades.

5.5. Todo documento expedido em língua estrangeira, exceto aquele relacionado na alínea "E", do ANEXO II, somente será considerado quando traduzido para a língua portuguesa por tradutor juramentado.

6. DA ENTREVISTA E ANÁLISE DE CURRÍCULO

6.1. A Entrevista e Análise de Currículo seguirá os critérios apresentados na tabela abaixo:

Critérios para realização das Entrevistas

Pontuação por item entrevistado

a) Indicadores I do Curriculum Vitae vinculados à função de professor

Será atribuído de (0,5 - meio ponto) a 01 ponto

b) Indicadores II do Curriculum Vitae em relação às disciplinas/áreas disponíveis para a vaga

Será atribuído de (0,5 - meio ponto) a 01 ponto

c) Disponibilidade do candidato em relação aos horários das disciplinas do curso

Será atribuído de (0,5 - meio ponto) a 01 ponto

d) Disponibilidade do candidato em relação à orientação de alunos

Será atribuído de (0,5 - meio ponto) a 01 ponto

Pontuação mínima para ser classificado para a fase seguinte

02

Pontuação máxima

04

6.2. Cada Coordenação de Curso deverá marcar as entrevistas com seus respectivos candidatos, de acordo com o cronograma apresentado no item 12.

6.3. Será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 2,0 (dois) pontos na Entrevista.

7. DA PROVA DIDÁTICA

7.1. A prova didática consistirá de uma aula teórica, ministrada ao nível de graduação, sobre o tema sorteado, no dia 16 de outubro de 2009, dentre os contidos nos Objetos de Avaliação descritos no ANEXO I deste edital.

7.2. A Prova Didática valerá de 0 a 6 pontos.

7.3. A nota final da Prova Didática será a média aritmética das notas individuais atribuídas pelos membros da Banca Examinadora.

7.4. A Prova Didática terá a duração de até 30 minutos para exposição e, até 10 minutos para argüição.

7.5. Caberá ao candidato decidir sobre a forma de abordagem, bem como de apresentação do tema escolhido, sendo-lhe facultado o uso de recursos audiovisuais, que não serão disponibilizados pela COPESE ou pela Universidade Federal do Tocantins. Não será acrescido tempo extra para montagem deste(s) recurso(s).

7.6. Na Prova Didática, a Banca Examinadora avaliará o candidato quanto:

a) à capacidade de organizar idéias sobre o tema sorteado e de expô-las ao nível do aluno;

b) à objetividade e ao espírito crítico;

c) ao domínio do tema sorteado;

d) à coerência entre o plano de aula apresentado e o desenvolvimento da aula.

7.7. O candidato deverá entregar 3 (três) vias do seu plano de aula para a Prova Didática no início da sua avaliação. O plano de aula também será objeto de avaliação pela banca.

7.7.1 O candidato que não entregar as 3 vias do seu plano de aula será automaticamente eliminado do concurso. Sendo lhe vetada a participação nas demais etapas.

7.8. O candidato poderá ser argüido ao final de sua exposição por qualquer membro da Banca Examinadora.

7.9. Será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 3,0 (três) pontos na prova didática.

8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

8.1. Em caso de empate na Nota Final do Concurso, terá preferência o candidato de idade mais elevada, de acordo com o Parágrafo Único do art. 27 da Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso).

8.2. Persistindo o empate, terá preferência o candidato que obtiver:

a) maior nota na prova didática;

b) maior nota na entrevista;

c) maior nota na Avaliação de Títulos do item 5.

9. DOS RECURSOS

9.1. O(s) recurso(s) contra o resultado final deve(m) ser encaminhados via SEDEX para COPESE/Concurso para Professor 2009.4, Caixa Postal n° 111, CEP 77.001-970, Palmas, TO, obedecendo ao prazo estabelecido no cronograma, item 12. Será observada a data da postagem dos Correios para consideração do prazo estabelecido.

9.2. Os resultados dos recursos serão divulgados na data provável de 03/11/2009 no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos. Porém, será disponibilizada cópia do resultado do recurso aos que solicitarem diretamente à Comissão Permanente de Seleção (COPESE).

9.3. Não será aceito recurso via fax ou correio eletrônico, presencial, tampouco será aceito recurso extemporâneo. Somente serão aceitos os recursos encaminhados na forma do subitem 6.1, devidamente identificados.

9.4. A UFT não se responsabiliza por recursos postados e não entregues por razões alheias à Instituição.

9.5. Em hipótese alguma será aceito pedido de revisão de recurso e/ou recurso de recurso.

10. DA REMUNERAÇÃO

10.1. A remuneração obedecerá aos critérios das tabelas abaixo:

TITULAÇÃO

REGIME = 40 HORAS

DOUTOR

4.117,35

MESTRE

2.766,96

GRADUADO COM ESPECIALIZAÇÃO

2.206,29

GRADUADO

2.124,20

 

TITULAÇÃO

REGIME - 20 HORAS

DOUTOR

2.282,23

MESTRE

1.838,09

GRADUADO COM ESPECIALIZAÇÃO

1.596,81

GRADUADO

1.518,63

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. As Entrevistas serão realizadas entre os dias 13 e 14 de outubro de 2009.

11.2 As Provas Didáticas serão realizadas entre os dias 20 e 21 de outubro de 2009.

11.3. As atas de resultado devem ser entregues na COPESE pela Direção do Campus/ Coordenação do Curso até o dia 23 de outubro de 2009

11.4. O resultado provisório será publicado pela COPESE no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no menu "Seleções", no dia 26 de outubro de 2009.

11.5. O resultado final será publicado pela COPESE no endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br, no menu "Seleções", no dia 03 de novembro de 2009.

11.6. O prazo de validade da Seleção será de 1 (um) ano, contados a partir da data de publicação do edital de homologação de resultado final, podendo ser prorrogada por igual período.

11.7. Os candidatos não-classificados poderão reaver seus documentos, na congregação do curso onde fez sua inscrição, até 30 dias após a data de publicação do resultado final.

11.8. Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do Curso em questão.

12. CRONOGRAMA

DATA

ATIVIDADE

28 de setembro a 07 de outubro

Período de inscrições.

08 de outubro

Divulgação dos Inscritos, local, data e horário de realização das entrevistas.

13 e 14 de outubro

Entrevistas.

16 de outubro às 16 horas

Divulgação dos classificados nas entrevistas, sorteio do tema, local, data e horário de realização das Provas didáticas.

20 e 21 de outubro

Provas didáticas

23 de outubro

Entrega atas de resultado à COPESE.

26 de outubro

Divulgação do Resultado Provisório.

27 e 28 de outubro

Interposição de Recursos.

3 de novembro

Resposta aos Recursos e Resultado Final.

ANEXO I

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS E OBJETOS DE AVALIAÇÃO

Cod.

Campus

Curso

N° de Vagas

Carga
Horária

Área / Disciplina

Formação Mínima Exigida

Objetos de Avaliação

1

Araguaína

Geografia

1

40h

Estudos da Educação e do Ensino (matutino) /Seminário Temático I: Questões Fundiárias no Tocantins (matutino) / Perspectiva da Geografia Brasileira (noturno) / Território e Territorialidade da Cultura Brasileira (noturno).

Licenciatura Plena em Geografia.

1. Territorialidade e pluralidade cultural;
2.A história da geografia brasileira no pós-guerra: neo-positivismo e geografia crítica;
3.A institucionalização da geografia no Brasil;
4.A produção pré-científica de conhecimento sobre o espaço: antiguidade e idade média;
5. O Estado brasileiro e a territorialização da questão indígena.

2

Araguaína

Medicina Veterinária

1

40h

Técnicas Operatórias (integral - 2 turmas) / Radiologia (integral)

Graduação em Medicina Veterinária.

1. Princípios Radiográficos;
2. Técnicas de contrastes radiográficos;
3. Enterotomia e Enterectomia;
4. Suturas;
5. Instrumentação e paramentação.

3

Araguaína

Zootecnia

1

40h

Piscicultura (integral) / Nutrição Animal Básica (integral) / Biologia Celular (turma especial - integral) / Produção de Peixes Ornamentais ( integral)

Graduação em Zootecnia ou Agronomia ou Biologia.

1. Produção de peixes de água doce;
2.Manejo alimentar de peixes em criações semintensivas;
3.Carboidrato e proteína na alimentação animal;
4.Componentes celulares e suas funções;
5. Produção de peixes ornamentais.

4

Arraias

Pedagogia

1

40h

Projetos da Prática Pedagógica I (noturno) / Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (diurno) / Política, Legislação e Organização da Educação Básica (noturno).

Graduação em Pedagogia.

1. História Social da criança;
2.A influência das teorias construtivista e sócio interacionista;
3.Articulação entre teoria e prática no processo de alfabetização e letramento;
4.A importância do brinquedo no desenvolvimento da criança em contexto escolar;
5. Prática de ensino como eixo articulador das dimensões: teórica e prática.

5 Arraias Pedagogia 1 20h Políticas Públicas em Educação (noturno) / Programas e Projetos em Políticas Públicas (matutitno) / Política, Legislação e Organização da Educação Básica (noturno) Graduação em Pedagogia ou outras licenciaturas. 1. Organização e legislação dos sistemas de ensino;
2. Estrutura e funcionamento da
educação básica;
3. Impasses e perspectivas das políticas atuais da educação;
4. Demandas sociais e os processos educativos;
5. História dos movimentos sociais.
6 Miracema Pedagogia 1 20h Arte e Educação (matutino) / Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte e Movimento (2 turmas - noturno). Graduação em Pedagogia ou Artes. 1. Concepção de arte;
2. História da arte;
3. Cultura, arte e educação;
4. Formas de expressão artística: música, cinema, artes plásticas, teatro, dança, etc.
5. Indústria cultural e mercantilização da arte;
6. Produção artística regional;
7. Pressupostos teórico-metodológicos do ensino de Arte e do Movimento Corporal;
8. Organização didático-pedagógica para o ensino de Arte e do Movimento Corporal.
7 Miracema Pedagogia 1 20h Fundamentos e Metodologia do Trabalho em Educação Infantil (matutino) / Estágio da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola (noturno). Graduação em Pedagogia. 1. Fundamentos e contribuições de diferentes teóricos no campo da educação infantil;
2. O papel do professor na educação infantil;
3. A organização do espaço e do tempo na educação infantil;
4. A brincadeira e a construção do conhecimento com a criança;
5. Organização didático-pedagógica dos conhecimentos no trabalho com crianças de 0 a 6 anos;
6. Produção do conhecimento na docência da Educação infantil;
7. Fundamentos teórico-metodológicos da docência na educação infantil;
8. Experiência da docência na educação infantil.
8 Palmas Arquitetura e
Urbanismo
1 40h Gestão e Gerenciamento de Projetos e Obras I (integral) / Topografia Aplicada (integral) / Tecnologia da Construção II (integral) / Infra-Estrutura Urbana I (integral). Graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil ou Tecnologia em Construção de Edifícios. 1. Elementos básicos que compõem a infra-estrutura urbana;
2. Canteiro de obras e o processo construtivo;
3. Levantamento plani-altimétrico;
4. Desenho topográfico e representação do relevo;
5. Gestão e gerenciamento de projetos;
6. Gestão e gerenciamento de obras.
9 Palmas Direito 1 40h Direito Ambiental (2 turmas - noturno) / Direito do Consumidor (matutino) / Instituições do Direito (noturno). Graduação em Direito e Especialização lato sensu. 1. Direito Ambiental (introdução, conceitos , competência e instrumentos);
2. Direito do Consumidor (Constituição Federal e Código de Defesa do Consumidor);
3. Direitos difusos e coletivos, direitos individuais homogêneos;
4. Licenciamento ambiental;
5. Dano ambiental.
10 Palmas Direito 1 40h Escritório Modelo de Assistência Jurídica I (vespertino) / Escritório Modelo de Assistência Jurídica II (vespertino) / Escritório Modelo de Assistência Jurídica III (vespertino) / Laboratório de Prática Jurídica I (matutino). Graduação em Direito e Especialização lato sensu com inscrição na OAB/TO. 1. Juizado Especial Civil (competência e instrumentos);
2. Direito de Família (casamento, dissolução, regime, parentesco, filhos);
3. Direito Civil (pessoas, domicílio, negócio jurídico, prova, atos e fatos);
4. Requisitos da inicial, processo e procedimentos;
5. Acepções do direito, a interpretação e integração do direito.
11 Palmas Engenharia de Alimentos 1 20h Operações Unitárias (matutino) / Operações Unitárias II (matutino)/ Desidratação e Secagem de Alimentos (matutino). Graduação em Engenharia de Alimentos. 1. Atrito em tubulações e acessórios;
2. Equipamentos para deslocar fluidos;
3.Princípios de transmissão de calor aplicados ao processamento de alimentos;
4. Trocadores de calor;
5.Princípios básicos da desidratação de alimentos.
12 Palmas Medicina 1 20h Parasitologia (integral) / Doenças Infecto-parasitárias (integral) / Dermatologia I (integral). Graduação em Medicina e Mestrado em Medicina Tropical. 1. Hanseníase;
2. Mecanismos de ação de antibióticos;
3. Hepatites virais;
4. Leishmaniose;
5. Amebíase.
13 Palmas Medicina 1 20 h Saúde Coletiva (integral) / Prática de Saúde (integral) / Saúde da Família - Vivência em Atenção Básica I (integral) / Epidemiologia (integral). Graduação em Farmácia ou Medicina ou Enfermagem ou Odontologia ou Biomedicina. Especialização em Saúde da Família ou Saúde Pública. 1. Políticas de Saúde no Brasil e o processo de construção do SUS;
2. O SUS e o ensino médico;
3. Modelos de atenção e vigilância em Saúde;
4. Promoção da Saúde e Qualidade de vida;
5. A integralidade nas práticas de saúde.
14 Palmas Pedagogia 1 40h Princípios e Métodos de Supervisão Educacional (noturno) / Projetos da Prática Pedagógica I (noturno) / Supervisão Educacional do Ensino Médio (noturno). Graduação em Pedagogia e Especialização em Educação ou Pedagogia. 1. Aspectos históricos, sociais e políticos da supervisão escolar no Brasil;
2. As funções do supervisor;
3. Princípios fundamentais que sustentam a atuação do profissional pedagogo;
4. A organização da educação, do Ensino Médio e os fundamentos da supervisão escolar;
5. A estruturação do serviço de supervisão escolar no âmbito das escolas de Ensino Médio.
15 Palmas Pedagogia 1 20h Teorias Pedagógicas (noturno) / Alfabetização: Fundamentos, Processos e Métodos (noturno) / Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem (noturno). Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação ou Pedagogia. 1. Alfabetização como um processo da aquisição da linguagem oral e escrita;
2. Estudo das variadas abordagens metodológicas para a didática da leitura e escrita;
3. Pressupostos teóricos da avaliação;
4. A especificidade da teoria e da prática e sua articulação dialética;
5. As concepções teóricas do pensamento pedagógico brasileiro.
16 Porto Nacional Geografia 1 40h História da Educação (noturno) / Política, Legislação e Organização da Educação Básica (matutino) / Psicologia da Aprendizagem (noturno) / Seminário Temático I e II (matutino). Especialização na área ou Créditos concluídos no Curso de Mestrado 1. A história da educação no Brasil;
2.Políticas Públicas e educacionais a partir dos anos 90;
3. A formação dos professores no Brasil;
4.Educação contemporânea no Brasil: problemas e perspectivas;
5.Caracterização geral dos fatores e princípios básicos do desenvolvimento humano.
17 Porto Nacional Geografia 1 40h Biogeografia (noturno) / Geoecologia do Cerrado (matutino) / Geografia da População e dos Movimentos Migratórios (noturno) / Estágio em Projeto de Pesquisa (matutino). Especialização na área ou Créditos concluídos no Curso de Mestrado 1. A biogeografia: Conceitos, Métodos e Campo de Estudo;
2. O conceito de Ecossistemas e a Geografia: o Geossistema;
3. Os solos, o meio vivo e o suporte da vegetação;
4. O homem como um agente de mudança dos ecossistemas: estado atual dos ecossistemas do mundo;
5. O manejo dos ecossistemas e as necessidades de conservação.
18 Porto Nacional História 1 20h Psicologia do Desenvolvimento (noturno) / Psicologia da Aprendizagem (matutino) / Psicologia da Aprendizagem (noturno) Graduação em Psicologia. 1. Importância da aprendizagem na vida humana;
2. Processos ou princípios de aprendizagem;
3. Capacidades individuais e problemas de aprendizagem;
4. O impacto da cultura e da comunidade;
5. Fatores determinantes do processo de desenvolvimento;
6. Os anos da primeira infância;
7. Os anos da pré-escola;
8. Os anos escolares.

ANEXO II

QUADRO DE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Critérios

Pontuação por item

Pontuação Máxima

A) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de DOUTORADO, excetuado o apresentado para comprovação do requisito exigido para o cargo.

Serão atribuídos 04 pontos.

4

B) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de MESTRADO, excetuado o apresentado para comprovação do requisito exigido para o cargo.

Serão atribuídos 03 pontos.

3

C) Certificado de conclusão de curso DE PÓS-GRADUAÇÃO, EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO, na área de formação ou área afim, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas.

Serão atribuídos 0,25 pontos para cada curso de Aperfeiçoamento e 0,25 pontos para cada curso de Especialização. Não será pontuado o título exigido para a investidura no cargo

2

D) Diploma, devidamente registrado, de conclusão de GRADUAÇÃO, excetuado o apresentado para comprovação do requisito exigido para o cargo.

Será atribuído 01 ponto.

1

E) Produção Científica publicada nos últimos cinco anos.

Para cada produção científica será atribuído (1 ponto), desde que compatível com a área de conhecimento da Seleção Simplificada.

3

F) Participação em Eventos Acadêmicos ou científicos nos últimos três anos.

Serão atribuídos 0,25 pontos para cada participação sem apresentação de trabalhos e 1,0 ponto para cada participação com apresentação de trabalhos.

2

G) Tempo de magistério

Será atribuído 1,0 ponto para cada semestre de experiência em docência universitária e 0,5 para cada semestre de experiência em docência em outros níveis de escolaridade.

5

Totalização máxima de pontos

20

Alan Barbiero
Reitor

Video Dicas por Email

Receba 15 Video Aulas Gratuitamente em seu Email!

Loja Online

Cursos Grátis
Como Passar no Concurso
Questões Matemática ENEM 2012 - Resolvidas
Dicas Raciocínio Lógico
Prova Resolvida Banco Brasil 2013
Simulado 1 - Banco Brasil
Simulado 2 - Banco Brasil
Questões Matemática Resolvidas Cespe/UnB
Questões Matemática Resolvidas FCC
Questões Matemática Resolvidas Cesgranrio
Questões Direito Administrativo Gabaritadas
Testes Resolvidos Comentados sobre Raciocínio Lógico
Técnicas de Redação e Redação Oficial - Questões de Provas
ENEM
ENEM em Módulos
ENEM - Básico
ENEM - Avançado
Todos os Pacotes
Curso 2 em 1
Curso 2 em 1 para Concursos Caixa e Banco Brasil
Curso 2 em 1 para Concursos Ministério da Fazenda (ATA) + MAPA
Pacotes COMBOS
Todos Pacotes
Concursos + Vendidos
ANTAQ
Curso Concurso ANTAQ - Técnico Administrativo
Instituto Geral de Perícias - IGP
Curso Concurso IGP/SC - Auxiliar Criminalístico
Curso Concurso IGP/SC - Auxiliar Laboratório
Anatel
Curso Concurso Anatel - Todos Cargos - Médio/Técnico
Curso Concurso Anatel - Técnico Administrativo - Médio
Curso Concurso Anatel - Todos Cargos - Básico/Superior
Agência de Regulação de Pernambuco - ARPE/PE
Curso Concurso ARPE/PE - Todos os Cargos
Prefeitura de Osasco
Prefeitura de Osasco - Todos os Cargos - Superior
Prefeitura de Osasco - Todos os Cargos - Médio
Escola Preparatória de Cadetes do Exército - EsPCEx
EsPCEx - Admissão à EsPCEx - Médio
Escola de Especialistas da Aeronáutica - EEAR
Curso Concurso EEAR - Sargento - Médio
Sec. de Estado de Educação - SEE/DF
Secretaria de Estado de Educação - SEE/DF - Todos os Cargos
Secretaria de Estado de Saúde - SES/DF
Secretaria de Estado de Saúde - SES/DF - Técnico de Saúde
Secretaria de Estado de Saúde - SES/DF - Todos os Cargos - Superior
Advocacia-Geral da União - AGU
AGU - Procurador G1
AGU - Procurador G2
AGU - SEP/PR - Médio/Técnico/Superior - Todos Cargos
AGU - SEP/PR - Analista Técnico ADM.
AGU - SEP/PR - Agente Administrativo
Assembleia Legislativa
Concurso Assembleia Legislativa - BA - Técnico Médio
Concurso Assembleia Legislativa - BA - Médio
Concurso Assembleia Legislativa - BA - Auditor Superior
Concurso Assembleia Legislativa - BA - Técnico Superior
ANVISA
Concurso ANVISA - Técnico
Concurso ANVISA - Analista
Concurso ANVISA - Avançado
Todos Pacotes
Banco do Brasil
Concurso Banco do Brasil
Concurso Banco do Brasil - Segurança Trabalho - Técnico/Engenheiro
Concurso Básico Banco do Brasil
Todos os Pacotes
Banco Central (BACEN)
Concurso BACEN - Técnico
Concurso BACEN - Analista Básico
Concurso BACEN - Analista Avançado
Concurso BACEN - Procurador
Todos os Pacotes
Caixa (CEF)
CEF (Caixa) - Técnico
CEF (Caixa) - Tecnologia da Informação
Todos os Pacotes
Banco do Nordeste
Curso Concurso do Banco do Nordeste - Analista Bancário 1
Bombeiros
Concurso Bombeiros - RO - Oficial Combatente
Concurso Bombeiros - RO - Soldado Combatente
Concurso Bombeiros - PI - Oficial
Concurso Bombeiros - PI - Soldado
Concurso Bombeiros - RJ
Concurso Bombeiros - RJ - Técnico de Enfermagem
Concurso Bombeiros - RJ - Soldado Combatente
Concurso Bombeiros - MG - Soldado
Concurso Bombeiros - MG - Básico - Soldado
Concurso Bombeiros - PA BM Combatente
Concurso Bombeiros - CE Soldado
Concurso Bombeiros - TO Soldado
Todos Pacotes
Correios
Concurso Correios - Avançado
Concurso Correios - Básico
Todos Pacotes
Guarda Municipal
Guarda Municipal - Fortaleza
Escola Sargento das Armas - EsSA
E. Sarg. das Armas - EsSA
IBGE
IBGE - Agente Pesquisa Mapeamento/Telefone
IBGE - Analista Geoprocessamento
IBGE - Analista e Tecnologista
IBGE - Supervisor Pesquisa
IBGE - Téc. Inf. Geográficas e Estatísticas
ICMBio - Inst. Chico Mendes
Concurso Int. Chico Mendes - ICMBio - Técnico/Analista
Defensoria Pública
Concurso Defensoria Pública/SC - Analista
Concurso Defensoria Pública/SC - Técnico
Concurso Defensoria Pública - SP
Concurso Defensoria Pública/RJ-Técnico Médio
Concurso Defensoria Pública/RJ-Técnico Superior Jurídico
Todos Pacotes
INSS
Concurso INSS - Técnico
Concurso INSS - Analista Básico
Concurso INSS - Analista Direito
Concurso INSS - Perito Médico - Superior
Todos os Pacotes
Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados - DF - Cargo Técnico Legislativo
Ministério Público
Concurso MP - RS - Agente Adm.
Concurso MP - CE - Técnico
Concurso MP - CE - Analista
Concurso MP - MA - Técnico
Concurso MP - MA - Analista
Concurso MP - MG - Promotor Justiça Substituto
Concurso MP - ES - Médio
Concurso MP - ES - Superior
Concurso MP - SE - Técnico
Concurso MP - SE - Analista
Concurso MP - GO - Básico
Concurso MP - GO - Médio
Concurso MP - GO - Superior
Concurso MP - AC - Promotor Justiça Subs.
Concurso MP - SP - Auxiliar de Promotoria
Concurso MP - SP - Auxiliar de Promotoria I
Concurso MP - SP - Oficial de Promotoria
Concurso MP - SP - Analista de Promotoria
Concurso MP - SP - Analista de Promotoria I
Concurso MP - SP - Analista de Promotoria II
Concurso MP - BA - Assistente Técnico Administrativo
Concurso MP - BA - Analista Técnico Jurídico
Concurso MP - PR - Técnico
Concurso MPE - RJ - Técnico - Notificação Atos Intimatórios
Concurso MPE - RJ - Analista - Processual
Concurso MPE - RJ - Técnico Administrativo
Concurso MPE - RJ - Analista Administrativo
Todos Pacotes
MPU
Concurso MPU - Técnico Básico
Concurso MPU - Analista Básico
Todos Pacotes
MTE
MTE - Auditor Fiscal do Trabalho
MTE - Agente Administrativo
MTE - Contador
Petrobras
Concurso Petrobras - Básico - Nível Médio
Concurso Petrobras - Nível Médio - Técnico Operação Jr.
Concurso Petrobras - Técnico Logística Transporte Jr - Controle
Todos Pacotes
Polícia Civil
Concurso PC - BA - Escrivão
Concurso PC - BA - Perito
Concurso PC - BA - Delegado
Concurso PC - BA - Investigador
Concurso PC - SP
Concurso PC - SP - Agente
Concurso PC - SP - Delegado
Concurso PC - SP - Médico Legista
Concurso PC - SP - Auxiliar Necropsia
Concurso PC - SP - Técnico Laboratório
Concurso PC - SP - Perito
Concurso PC - SP - Escrivão
Concurso PC - SP - Investigador
Concurso PC - SP - Papiloscopista
Concurso PC - SP - Aux. Papiloscopista
Concurso PC - SP - Desenhista Técnico Pericial
Concurso PC - SP - Oficial Administrativo
Concurso PC - SP - Fotógrafo Técnico Pericial
Concurso PC - SP - At. de Necrotério Policial
Concurso PC - MG - Investigador
Concurso PC - MG - Perito Criminal
Concurso PC - MG - Médico Legista
Concurso PC - MG - Analista
Concurso PC - MG - Técnico Assistente
Concurso PC - RJ - Oficial Cartório
Concurso PC - RJ
Concurso PC - RJ - Perito
Concurso PC - ES
Concurso PC - GO - Agente
Concurso PC - GO - Escrivão
Concurso PC - GO - Delegado
Concurso PC - PA - Delegado
Concurso PC - PA - Invest./Escrivão
Concurso PC - PA - Papiloscopista
Concurso PC - MS - Delegado
Concurso PC - MS - Perito Of.-Quím/Ciências Bio.
Concurso PC - MS - Perito Of.-Ciências Contábeis
Concurso PC - MS - Ag.Pol.Judic. - Per. Papiloscopista
Concurso PC - RS - Escrivão/Inspetor
Concurso PC - DF - Agente
Concurso PC - DF - Escrivão
Concurso PC - PI - Delegado
Concurso PC - PI - Escrivão
Concurso PC - AC
Concurso PC - AL - Delegado
Concurso PC - AL - Agente/Escrivão
Concurso PC - TO - Agente
Concurso PC - TO - Escrivão
Concurso PC - TO - Papiloscopista/Ag. Necrotomia
Concurso PC - TO - Perito/Médico
Concurso PC - TO - Delegado
Concurso PC - SC - Delegado
Concurso PC - SC - Agente
Todos Pacotes
Polícia Federal
Concurso Polícia Federal Agente Administrativo
Concurso Polícia Federal Agente - Sup
Concurso Polícia Federal - Diversos Cargos - Superior
Concurso Polícia Federal Delegado
Concurso Polícia Federal Escrivão
Concurso Polícia Federal Papiloscopista
Concurso Polícia Federal Perito Criminal
Todos os Pacotes
Polícia Militar
Concurso Polícias Militares - Básico
Concurso Polícias Militares - Avançado
Concurso PM - BA - Oficiais
Concurso PM - RO - Soldado PM
Concurso PM - PR - Bombeiro/Policial
Concurso PM - DF
Concurso PM - MG - Soldado
Concurso PM - MG - Ass. Administrativo
Concurso PM - MS - Soldado
Concurso PM - TO - Soldado
Concurso PM - SP - Soldado
Concurso PM - SP - Oficial - Barro Branco
Concurso PM - SP - Oficial Administrativo
Concurso PM - SC - Soldado
Concurso PM - SC - Agente Temporário de Serviço
Concurso PM - RJ - Soldado
Concurso PM - CE - Soldado
Concurso PM - ES - Soldado Combatente
Concurso PM - PB - Bombeiro/Policial
Concurso PM - PI - Oficial
Concurso PM - PI - Soldado
Todos Pacotes
TCE
TCE-RS
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Concurso PRF - Agente Administrativo
Concurso PRF - Básico
Todos os Pacotes
OAB
OAB - 1ª Fase
Receita Federal
Concurso Receita Federal - Técnico
Concurso Receita Federal - Analista
Concurso Receita Federal - Auditor
Todos Pacotes
TRE
Concurso TRE-PA Técnico/Analista ADM
Concurso TRE-PA Analista - Área Judiciária
Concurso TRE-PA Básico
Concurso TRE-AM Técnico - Área Administrativa
Concurso TRE-AM Analista Judiciário - Área Administrativa
Concurso TRE-AM Analista Judiciário - Área Judiciária
Concurso TRE - RO - Técnico Judiciário
Concurso TRE - RO - Analista Judiciário
Concurso TRE - SC Técnico Judiciário-Área Adm.
Concurso TRE - SC Analista Judiciário-Área Jud.
Todos Pacotes
Banrisul
Banrisul - Básico TI
BAGERGS - Banrisul Armazéns Gerais
Brigada Militar
BM-RS Soldado PM Temporário
BM-RS Polícia Ostensiva/Bombeiro Militar
DETRAN
Concurso DETRAN/RJ
Concurso DETRAN/DF
Concurso DETRAN/MA - Superior
Concurso DETRAN/MA - Médio
Concurso DETRAN/SP - Oficial
Concurso DETRAN/SP - Agente
Concurso DETRAN/RS - Médio
Concurso DETRAN/RS - Superior
Concurso DETRAN/PR - Despachante
Todos Pacotes
Educação/Magistério
Educação/Magistério - Básico
PEB/SP II - Básico
TRT
Concurso TRT 1ª Região - RJ - Técnico TI - Médio
Concurso TRT 1ª Região - RJ - Analista TI - Superior
Concurso TRT 4ª Região - RS
Concurso TRT 9ª Região - PR - Técnico
Concurso TRT 9ª Região - PR- Analista
Concurso TRT 12ª Região - SC - Técnico - ADM
Concurso TRT 12º Região - SC - Técnico - Avançado
Concurso TRT 12º Região - SC - Analista - ADM/Judiciário
Concurso TRT 12ª Região - SC - Analista Avançado
Concurso TRT 13ª Região - PB - Técnico TI
Concurso TRT 13ª Região - PB - Analista Judiciário
Concurso TRT 5º Região - BA - Técnico - Área Adm
Concurso TRT 5ª Região - BA - Analista - Área Judiciária
Concurso TRT-SP 2°Região - Técnico - Área Administrativa
Concurso TRT-SP 2°Região - Analista - Área Judiciária
Concurso TRT 2°Região - SP - Analista - Área Administrativa
Concurso TRT-PA/AP 8ª R-Técnico
Concurso TRT-PA/AP 8ª R-Analista
Concurso TRT-GO 18ª R - Técnico
Concurso TRT-GO 18ª R - Analista
Concurso TRT 15ª Região - Campinas/SP - Téc. e Analista-Básico
Concurso TRT 17ª Região - ES - Técnico e Analista - Básico
Concurso TRT 15ª Região - Campinas/SP - Analista Área Judiciária
Concurso TRT 15ª Região - Campinas/SP - Técnico e Analista Área Administrativa
Concurso TRT 16ª Região - MA - Analista Área Judiciária
Concurso TRT 16ª Região - MA - Técnico Área Administrativa
Concurso TRT 16ª Região - MA - Analista Área Administrativa
Todos Pacotes
Ministério da Fazenda
Concurso Ministério da Fazenda - ATA
Concurso Ministério Fazenda - PECFAZ - Analista Téc.- ADM
Todos Pacotes
Tribunal de Justiça - TJ
Concurso TJ/RJ - Analista/Técnico - Sup/Médio
Concurso TJ/SP - Escrevente
Concurso TJ/SP - Juiz Substituto
Concurso TJ/RS - Técnico
Concurso TJ/RS - Analista
Concurso TJ/RS - Registro Notarial/Reg.
Concurso TJ/RS - Oficial de Justiça - PJ-H
Concurso TJ/RS - Assistente Social Judiciário - PJ-J
Concurso TJ/RS - Of. Escrevente
Concurso TJ/PA Auxiliar Judiciário
Concurso TJ/PA - Analista/Oficial Avaliador
Concurso TJ/SC
Concurso TJ/AM - Analista Judiciário
Concurso TJ/AM - Assistente Judiciário
Concurso TJ/AM - Auxiliar Judiciário
Concurso TJ/MG - Of. Judiciário/Avaliador
Concurso TJ/PR - Téc. Judiciário
Concurso TJ/BA
Concurso TJ/CE Técnico
Concurso TJ/CE Analista
Todos Pacotes
Secretaria da Fazenda
Concurso SEFAZ - PE - Auditor Fiscal - AFTE I
Concurso SEFA - PA - Auditor e Fiscal Receitas
Concurso SEFAZ - RJ - Oficial Fazendário
Concurso SEFAZ - RJ - Auditor Fiscal da Receita
Concurso SEFAZ - SP - Ag. Fiscal
Concurso SEFAZ - SP - Analista
Concurso SEFAZ - ES Auditor
Concurso SEFAZ - RS - Auditor Fiscal
Concurso SEFAZ - RS - Técnico Tributário
Concurso SEFAZ - AM - Assistente Administrativo da Fazenda Estadual
Concurso SEFAZ - AM - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais
Concurso Sec.Municipal de Fazenda-RJ
Todos Pacotes
PEB
PEB/SP II - Básico
Tribunal Regional Federal - TRF
TRF 1ª Região Analista/Técnico - Superior/Médio
TRF 3ª Região Analista e Técnico
TRF 4ª Região Técnico Judiciário - Área Administrativa
TRF 4ª Região Analista Judiciário - Área Judiciária
Sec. Adm. Penitenciária
SAP-SP Executivo Público
Rioprevidência
Rioprevidência - Sup. - Esp. Previdência Social
Rioprevidência - Médio - Ass. Previdenciário
Sec. Municipal da Saúde
SMS - SP - Assist. Gestão Políticas Públicas
Sec. Estado Defesa Social - SEDS
Secretaria Estadual Defesa Social - SEDS/MG - Ag. Segurança
Sec. Municipal Educação
SME - SP - Auxiliar Técnico Educação
Polícia Judiciária Civil
Polícia Judiciária Civil - MT - Escrivão/Investigador
SUFRAMA
SUFRAMA - Analista - Técnico Administrativo
SUFRAMA - Agente Administrativo
Metrô
Metrô - SP - Superior Básico
Metrô - SP - Médio Básico
Procuradoria Geral do Estado - PGE
Procuradoria Geral do Estado - PGE/RS - Ag. Administrativo
Fundação Zoobotânica
Concurso Fundação Zoobotânica - Médio/Superior
SUSEPE
Concurso SUSEPE - RS - Agente Penitenciário
Outros Concursos
ANTT
ANTT - Analista
ANTT - Especialista
ANCINE
ANCINE - Analista Adm. I, II e III
ANS
ANS Técnico
ANS Analista
Cobra Tecnologia
Cobra Tecnologia - Nível Médio
Cobra Tecnologia - Nível Superior
Banco da Amazônia - BASA
Banco Amazônia Téc. Bancário
CEEE
CEEE - Técnico/Médio
CEEE Básico - Médico do Trabalho
CODASP
Concurso CODASP - Técnico Administrativo - Médio
Concurso CODASP - Supervisor Administrativo - Superior
DNIT
DNIT - Técnico
DNIT - Analista
DEPEN
DEPEN - Agente
Ministério da Justiça
Ministério da Justiça
Pacotes Gabarito
Pacotão Alto Gabarito Diamante para Concurseiros
Pacote Alto Gabarito para Concurseiros
Pacotão Alto Gabarito Ouro para Concurseiros
Pacote Gabarito para Concurseiros
Eletrobras
Concurso Eletrobras - AM - Básico
Concurso Eletrobras - AM - Avançado - Superior
Concurso Eletrobras - RR - Médio
Concurso Eletrobras - RR - Superior
Todos Pacotes
Provas de Concursos - DVDs
Provas de Concursos - DVDs
Pacote p/ vestibulares
Pacote p/ Vestibulares
Perícia Oficial
Perícia Oficial-AL Técnico Forense
Perícia Oficial-AL Papiloscopista
Perícia Oficial-AL Perito
Ibama
Ibama
Pacote Básico Concursos
Pacote Básico Concursos
Ministério das Cidades
Ministério das Cidades - Médio
Ministério das Cidades - Superior
Liquigás
Liquigás - Nível Médio
Liquigás - Nível Superior
HEMOBRÁS
HEMOBRÁS - Analista
HEMOBRÁS - Assistente
HEMOBRÁS - Especialista
IPERGS
IPERGS - Médio
Ministério Agricultura - MAPA
Ministério Agricultura - MAPA
SEPLAG
SEPLAG-RJ
SEAP
SEAP-DF - Professor
Senado Federal
Senado Federal - Técnico - Nível Médio
Senado Federal - Analista - Superior
SERPRO
SERPRO - Técnico
SERPRO - Analista Básico
SERPRO - Analista Avançado
Tribunais
Tribunais
TCU
TCU - Técnico
TCU - Auditor
SAMU
SAMU - MG - Fundamental
SAMU - MG - Médio
SAMU - MG - Superior Básico
SUDECO
SUDECO - Técnico
SUDECO - Analista-Área Administrativa
Todos Pacotes
Todos Pacotes
Guarda Civil Metropolitana
Concurso Guarda Civil Metropolitana-SP - GCM 3ª classe
SEGESP
SEGESP - AL - Professor - Básico
SEGESP - AL - Secretário Escolar
Raciocínio Lógico
Todos os Cursos
Matemática
Questões ENEM 2012 - Resolvidas e Comentadas
Vídeo Aula Questões Matemática VUNESP
Matemática Básica
Matemática Financeira
Matemática para Iniciantes
Funções
Geometria
Matrizes
Probabilidades
Progressões
Polinômios
Análise Combinatória
Palestra: "A Matemática como Nunca foi Vista"
Todos DVDs
Pacotes Matemática
Português
Português para Concursos
Português para Iniciantes
Redação
Todos DVDs
Espanhol
Todos DVDs
Inglês
Todos DVDs
Direito
Direito Administrativo
Direito Civil - Tributário - Constitucional
Direito Legisl. Especial
Direito Penal/Processual
Direito Previdenciário
Direito do Trabalho
Direito Ambiental
Direito Eleitoral
Direitos Humanos
Processo Civil
Todos DVDs
Informática
Todos DVDs
Específicos
Administração Geral Pública
Ética no Serviço Público
Atualidades
Arquivologia
Conhecimentos Bancários
Atendimento Bancário
Técnicas de Vendas
Estatística
Contabilidade
Trânsito
Legislação Específica PF
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Educacional
Adm. Financeira, Finanças Públicas e Economia Brasileira
Macro e Microeconomia aplicada à Administração
Todos DVDs
Química
Todos DVDs
História
Todos DVDs
Geografia
Todos DVDs
Física
Todos DVDs
Biologia
Todos DVDs
Provas Resolvidas
DVDs Provas Resolvidas
Questões ENEM 2012 - Resolvidas e Comentadas
Apostilas/Provas PDF
Provas Resolvidas - PDF
Apostilas Digitais

MONTE SEU PACOTE



PacoteEM-BRANCO_20_170

Por R$ 209,00

Você Economiza R$ 491,00
ADQUIRA AQUI
--------------------------------


PacoteEM-BRANCO_30_170

Por R$ 299,00

Você Economiza R$ 751,00
ADQUIRA AQUI
--------------------------------



PacoteEM-BRANCO_40_170

Por R$ 399,00

Você Economiza R$ 1.001,00
ADQUIRA AQUI
--------------------------------